Aquatumã
Links relacionados:
O projeto realizou o monitoramento da qualidade da água de rios localizados na Reserva Biológica do Uatumã, em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus). As informações foram obtidas após a realização de campanhas de coleta de dados nos rios Uatumã e Pitinga, além de afluentes e no lago de Balbina. A pesquisa também utilizou imagens de sensores, instalados em satélites, para mapear a qualidade ambiental da água na Reserva Biológica do Uatumã, demonstrando que é possível fazer o monitoramento remoto da região.
O estudo foi realizado por uma equipe de dez pesquisadores vinculados à Ufam, à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade de São Paulo (USP) e à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), de diferentes áreas de atuação, como Geografia, Geologia, Química, Biologia e Sensoriamento Remoto.
Com os dados foi possível identificar fontes de degradação da qualidade da água e contribuir com a preservação da biodiversidade aquática na região estudada, garantindo a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. As informações disponibilizadas na pesquisa tornaram possível fornecer explicações úteis para a população em geral, permitindo ás pessoas acompanharem a qualidade da água na Reserva e seu entorno.
O projeto “Aquatumã – Avaliação da qualidade d’água na Rebio Uatumã e Lago de Balbina por sensoriamento remoto” recebeu apoio da FAPEAM via edital Nº 007/2021 do Programa Biodiversa.
Responsável no HIDROGEO: Prof. Dr. Rogério Ribeiro Marinho
Fonte: FAPEAM
Redes Sociais